Como manter a imunidade mental e criar resiliência emocional

A imunidade mental é a base para a resiliência emocional. Da mesma forma que uma gripe pode piorar a saúde de alguém que já está debilitado, um simples contratempo ou pensamento negativo pode fazer o mesmo para quem não está “mentalmente imune”. A imunidade mental é o que acontece quando condicionamos nossas mentes a não só esperar os pensamentos relacionados ao medo ou aos desafios externos, mas a tolerá-los quando surgirem. É mudar o objetivo de evitar a dor para criar significados na vida, reconhecendo que o sofrimento fará, inevitavelmente, parte da jornada.

munidade mental é não ter a capacidade de resistir ou recusar pensamentos negativos, é estar apto a observá-los sem agir ou, automaticamente, acreditar que eles representam a realidade.

Quando temos esse tipo de imunidade, conseguimos nos tornar observadores dos nossos próprios pensamentos e sentimentos. Podemos identificar o que precisamos, o que não queremos e o que realmente importa. Ao longo do processo de reintegração, ou de não-resistência, nos tornamos mais capazes de tolerar as ideias que assustam. Quanto menos reagimos a elas, mais aprendemos.

1) Adote uma atitude de progresso em vez de perfeição

Focar em 1% de aperfeiçoamento do seu comportamento ou mecanismos de enfrentamento diariamente é mais efetivo do que tentar revolucionar sua vida radicalmente. E isso acontece por uma única razão: só a primeira das duas alternativas é realmente possível.

2) Cuidado para não se identificar com aquilo que está enfrentando

Muitas pessoas que passaram suas vidas sofrendo com ansiedade começam a assumir que o traço faz parte da personalidade delas. “Eu sou ansioso” ou frases similares são comuns, mas não necessariamente verdadeiras. Adotar uma ideia pessoal na sua identidade significa que você acredita que é assim essencialmente, o que torna a mudança muito mais difícil.

3) Pare de tentar erradicar o medo

Espere ter pensamentos relacionados ao medo, mas reconheça que eles nem sempre são reais.

4) Esteja disposto a enxergar a mudança

Quando as pessoas lutam com algo por longos períodos, é possível que haja resistência para enxergar alguma mudança.Isso ocorre simplesmente por causa da quantidade de tempo em que essas situação vem ocorrendo. O desejo de ver algo mudar, na verdade, inicia a mudança. Se você não pode fazer mais nada em um dia, diga em voz alta: “Estou disposto a ver essa mudança”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *