Faceta dentária: recupere dentes escurecidos pós tratamento de canal.

Dentes escurecidos pós tratamento de canal podem ser recuperados através da faceta dentária laminada, nas técnicas com lente de contato dental ou faceta em porcelana ou resina.

Faceta dentária: recupere dentes escurecidos pós tratamento de canal.

O tratamento dos dentes escurecidos após tratamento de canal.

O escurecimento de dentes após tratamento de canal é um pesadelo estético para a maioria dos indivíduos acometidos pelo problema. Aparecendo alguns anos após falhas durante o procedimento endodôntico, o problema atinge em cheio a harmonia do sorriso e a autoestima. Mas como é que isto ocorre?

O aparecimento de dentes escuros e acinzentados após tratamento de canal tem como causas principais a permanência de restos sanguíneos ou substâncias químicas não removidos após a finalização dos procedimentos endodônticos. Causas secundárias, discutidas na própria sessão, também são comuns e podem resultar em superfícies dentárias escurecidas.

Faceta dentária: recupere dentes escurecidos pós tratamento de canal.

Dentes escuros e acinzentados podem ter outras causas.

Dentes escuros e acinzentados podem ter causas que vão além de falhas durante os procedimentos para tratamento endodôntico (canal). Entre elas está a reabsorção dentária interna ou externa, um condição em que o próprio organismo vai, aos poucos, removendo partes das raízes e coroa do dente até que a porção vital interna esteja comprometida. Nestes casos, o dente “morre” e seus restos necróticos terminando por escurecer o substrato dentário.

O que leva ao aparecimento da reabsorção interna e externa ainda não está bem esclarecido. Até agora, sabe-se que movimentações dentárias com aparelho ortodôntico e traumas por tombos e quedas apresentam associação elevada com o problema. E, para estes casos, o aparecimento de dentes com coloração escura, negra, cinza ou até mesmo marrom é a primeira forma para detectar a condição estética indesejada.

Para entender um pouco mais sobre o escurecimento dental que pode ser resolvido por técnicas com facetas dentárias laminadas ou ou clareamento dental, veja uma lista com as principais causas para dentes escurecidos e acinzentados:

✓ tratamento ortodôntico;

✓ traumas por tombos, quedas e choques diretos;

✓ restauração dentária próxima à polpa dentária;

✓ infecção periodontal;

✓ morte pulpar inespecífica.

Clareamento dental interno reverte o escurecimento dental

O clareamento dental interno é um procedimento bastante utilizado para reverter o escurecimento dental pós tratamento endodôntico. A técnica consiste em colocar um agente clareador na parte interna da coroa dentária e aguardar o seu efeito, que pode perdurar por alguns dias. O número de sessões para trocas desta substância depende dos resultados apresentados, já que os dentes respondem de forma diferente até mesmo entre dentes de um mesmo paciente.

Faceta dentária: recupere dentes escurecidos pós tratamento de canal.

O clareamento dental interno, apesar da eficácia iniciar para clarear dentes escurecidos pós tratamento de canal, recidiva (o dente volta a escurecer) na maioria das vezes -algumas pesquisas falam em até 70% dos casos, passados 5 anos. Além deste problema, está técnica clareadora pode trazer riscos atém mesmo para perdas dentárias quando ocorre extravasamento do agente clareador para as estruturas periodontais (osso e ligamento periodontal) que circundam as raízes dentárias.

Faceta dentária laminada: recuperando dentes escurecidos.

A faceta dentária laminada representa um grupo de técnicas para revestimento completo da superfície estética visível dos dentes. As mais utilizadas são as lentes de contato dental, facetas de porcelana ou faceta de resina, com indicações que vão desde pequenas correções de cor e forma a transformações marcantes do sorriso.

A faceta dentária é uma alternativa às recidivas do clareamento dental interno utilizado para recuperar dentes escuros e acinzentados, independente da causa. Ao mesmo tempo que bloqueia o fundo dental escurecido, as lâminas estéticas reconstroem a anatomia dental externa e também podem ser combinadas com próteses dentárias fixas em porcelana ou mesmo restaurações dentárias simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *