Gengivas vermelhas e inchadas: os problemas podem estar relacionados à gengivite

Sintomas de gengivite

Estar atento à saúde bucal e visitar periodicamente o dentista vai muito além de garantir o benefício de ter um sorriso mais bonito. É a melhor maneira de prevenir complicações, entre elas a gengivite ou doença periodontal, que atinge severamente os tecidos de suporte e sustentação dos dentes.

Segundo o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, a doença periodontal é uma das complicações orais mais prevalentes no mundo, e estima-se que em torno de 25% da população adulta seja afetada. Ficou curioso para saber quais são as causas? Acompanhe as informações que separamos!

Causas

Tudo começa com o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Quanto mais tempo a placa permanecer na boca, mais prejudicial é para a saúde dos dentes. As bactérias geram inflamação nas gengivas, deixando-as vermelhas, inchadas, podendo sangrar facilmente. Essa complicação é chamada de gengivite. 

A gengivite não gera perda de osso e tecido e pode ser revertida com escovação adequada, uso de fio dental diário e limpeza feita por um dentista. No entanto, quando a gengivite não é tratada, ela pode evoluir para a periodontite, caracterizada pela retração da gengiva, deixando a raiz dos dentes mais aparente. Sem o tratamento adequado, os ossos, as gengivas e o tecido que suporta os dentes ficam comprometidos.

gengivite ou doença periodontal,

Sintomas

Qualquer um dos sintomas abaixo pode sinalizar uma complicação séria, por isso é essencial conversar com o seu dentista para identificar se o problema está relacionado à gengivite ou outro fator:

  • mau hálito frequente;
  • gengivas vermelhas e inchadas;
  • sangramento das gengivas;
  • mastigação dolorosa;
  • dentes soltos;
  • dentes sensíveis;
  • retração gengival.

Tratamento de gengivite em Santos

Tratamento

O objetivo principal do tratamento é controlar a infecção e tratar as causas subjacentes, e pode variar de acordo com a extensão da doença periodontal.

Limpeza profunda

Neste procedimento a placa bacteriana é removida por meio de um método chamado de aplainamento de raiz e dimensionamento de profundidade, o qual permite eliminar focos difíceis de tártaro na raiz dos dentes.

Medicamentos

Eles podem ser recomendados para reduzir a inflamação das gengivas e do tecido circundante.

Tratamento de gengivite

Enxertos de ossos e tecidos

Estas cirurgias podem ser necessárias caso a inflamação e as bolsas profundas permanecerem mesmo após o tratamento com limpeza e medicamentos. No caso do enxerto de osso, o osso natural ou sintético é colocado na área da perda óssea para ajudar a promover o crescimento ósseo. Nas áreas em que o tecido gengival se perdeu, pode ser necessário um enxerto de tecido mole.

Os resultados de cada um dos tratamentos para doença periodontal podem variar, pois dependem de muitos fatores, entre eles o estágio em que a doença se encontra e o quão bem o paciente continuou o tratamento bucal em casa. Somente o periodontista é capaz de avaliar qual dos tratamentos pode apresentar um resultado mais eficaz, de acordo com cada caso.

Atitudes preventivas, como a correta higienização bucal, são fatores primordiais para minimizar os riscos de desenvolver a doença periodontal.