Os cuidados com a saúde bucal começam na gestação

Muitas pessoas questionam-se sobre uma dúvida comum: quando iniciar os cuidados com a saúde bucal? Hoje, com as novas tecnologias e procedimentos os cuidados dentários começam ainda na gestação!

Uma gestante com uma saúde bucal adequada certamente terá um bebê com peso bom, numa época adequada.

Por conta de alguns hormônios como o estrógeno e a progesterona, que são produzidas com uma intensidade grande pela placenta no período gestacional, isso leva também à produção de prostaglandinas, que podem estimular um parto prematuro quando as mães têm algum problema bucal.

Cuidados com a saúde bucal começam na gestação

manter a saúde bucal é de extrema importância.

 

Por isso, manter a saúde bucal é de extrema importância.

Depois, quando o bebê nasce, já com 8 meses iniciamos um trabalho preventivo e isso se perpetua por meio dos controles periódicos e motivacionais, que podem ser realizados de 2 em 2 meses.

O paciente quando se habitua a ter uma boca limpinha fica extremamente fácil de manter, porque ele sente a necessidade da higienização. É uma questão de cultura. Há 10, 12 anos, sofria-se muito no dentista. Hoje é possível encontrarmos adolescentes e adultos sem cárie. E tudo isso é possível com a prevenção.

O sorriso vai além da saúde.

Ele mexe diretamente com a autoestima da paciente. Um sorriso bonito te dá segurança para viver melhor nos meios sociais, por isso, mais uma vez, cuidar da saúde como um todo traz um bem estar sistêmico.

Pra quem usa aparelho, os cuidados devem ser mais intensos, já que seu uso faz com que a retenção de placa bacteriana aumente muito. Por isso, é muito importante motivar a higienização. Existem escovas específicas, fios dentais específicos para ser utilizados em pacientes com aparelhos ortodônticos.

O uso do aparelho invisível não é só estético e funcional. Para os adultos que não tiveram a oportunidade de usar o aparelho quando crianças, hoje existem opções e técnicas específicas, aparelhos específicos que permitem uma maior movimentação e menos consultas ao cirurgião-dentista.

Hoje, a tecnologia está trabalhando muito a nosso favor. Dentes tortos podem gerar vários problemas, como problemas articulares, dores de cabeça, até mesmo um câncer bucal. Uma vez que os dentes são muito tortos, podem gerar um trauma na boca, então é de extrema importância manter uma saúde bucal adequada e consultar um cirurgião-dentista a cada 6 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *