Conheça alguns dos maiores problemas que afetam a saúde bucal

Os maiores problemas que afetam a saúde bucal, ou os mais comuns são ocasionados por diversos fatores, entre eles os mais simples que são a má ou a falta de higiene bucal, bem como a negligência em ir periodicamente ao dentista.

A grande questão é que há quem imagine que ter uma saúde bucal em dia requer grandes esforços, quado na verdade é mais simples do que se pensa. São cuidados diários e “simples” que ajuda a manter a saúde bucal em ordem. Higienização diária e adequada após cada refeição; o que inclui a escovação dos dentes, língua e gengiva com creme dental, especialmente com flúor; uso do fio dental e e enxaguante (este último quando recomendado pelo dentista). Associe a isto uma alimentação saudável, evitar ingerir substâncias prejudiciais como o cigarro e o álcool e manter uma rotina periódica de visita ao dentista.

Falta ou a má higiene bucal aliada a longos períodos sem visitar o dentista são alguns dos problemas que afetam a saúde bucal 

Porém, quando não se toma estes devidos cuidados preventivos, há a necessidade de se realizar tratamentos devido aos problemas que essa negligência com a saúde bucal pode causar.

cárie é um dos problemas que afetam a saúde bucal 

Cárie
Essa encontra-se entre as doenças dentárias mais comuns do mundo. Ela surge quando as bactérias da boca passam a transformar os restos de alimentos (que se acumulam por conta de uma higienização falha) em ácidos que corroem o dente. Embora comum e fácil de tratar, é bom ter muito cuidado com essa doença, pois ela é transmissível e infecciosa e pode se agravar para problemas mais sérios se não tratada logo.

Alguns dos problemas que afetam a saúde bucal 

A Gengivite também é um dos maiores problemas que afetam a saúde bucal das pessoas
Um inflamação na gengiva, uma doença também bastante comum, acometendo nove entre dez pessoas. A principal causa dessa doença é má escovação e higiene bucal. É importante ficar atento aos sintomas que são: gengiva vermelha escura, moles e inchadas, sangramento ao escovar os dentes e dor local. Quando não tratada pode se transformar em úlcera e a piora do quadro inflamatório, conhecido como periodontite, pode causar a perda do dente.

Mau Hálito
A halitose atinge cerca de 40% da população. Sua causa é a mais variada possível, podendo ser devido a má higiene bucal, gengivite, estresse, ansiedade, alimentação errada, baixo consumo de água e/ou por doenças sistêmicas. É preciso identificar o real problema para que o tratamento correto seja passado.

 

Vasconcelos Odontologia 30 anos em implantodontia e reabilitação oral
AGENDE SUA CONSULTA SÃO PAULO 011 3059-9999 //SANTOS 013 3235-1642

Aftas são alguns dos problemas que afetam a saúde bucal 
Essas úlceras (feridas), esbranquiçada, são chatinhas e bem comuns e costumam ser dolorosas. Podem surgir por algum trauma na região ou mesmo devido a baixa imunidade, estresse emocional, deficiência vitamínica, mudança hormonal, por causa de alguma doença específica ou por uso de algumas medicações. Fique atento para o caso de feridas que não sicatrizam em até 15 dias. É importante procurar um médico.

Herpes
O herpes labial é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus (HSV). São pequenas vesículas que quando se romperem formam úlceras doloridas. A baixa imunidade, contato íntimo e compartilhar objetos com uma pessoa que estão co a doença são maneiras de contrair herpes.

Boca seca / xerostomia
Também conhecida como boca seca, a xerostomia pode acontecer pela diminuição do fluxo salivar ou pela alteração da composição da saliva. Porém outros problemas como a AIDS e lúpus, desordens hormonais (diabetes e disfunção da tireoide), desordens neuronais (parkinson e paralisia cerebral), depressão, consumo de alguns remédios também podem desencadear o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *