Quando a plástica gengival é indicada?

 

Quando se pensa na harmonia do sorriso, muitas pessoas pensam imediatamente em problemas como o alinhamento dos dentes e se eles estão branquinhos ou não. Embora esses aspectos sejam essenciais para um sorriso mais bonito, muitas pessoas acabam se esquecendo do papel das gengivas nesse processo.

Quando o tamanho, espessura ou recorte dessa estrutura não é adequado, ela pode causar grande desconforto no sorriso, além de outros problemas como a sensibilidade.

Quando a plástica gengival é indicada?

Gengivas muito grandes, por exemplo, podem causar a impressão de que os dentes são pequenos, enquanto o oposto deixa visível a raiz dos dentes, causando um impacto estético bastante negativo.

É para combater esses problemas que surgiu a cirurgia plástica gengival, um procedimento relativamente simples e que pode recuperar a beleza do sorriso em apenas uma sessão.

A plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é um procedimento cirúrgico odontológico que trata uma condição anatômica presente em algumas pessoas que, muitas vezes, afeta a sua auto estima. Essa condição é definida como um excesso de gengiva sobre a coroa (parte do dente exposta na boca) dos dentes, fazendo com que eles pareçam mais curtos do que na verdade são.

O fato de a gengiva cobrir boa parte dos dentes não causa nenhum problema de saúde. No entanto, alguns pacientes que apresentam o “sorriso gengival” se sentem desconfortáveis com a situação e procuram métodos para obter um sorriso mais bonito.

Quando a plástica gengival é indicada?

Quando a plástica gengival é indicada?

Malformações gengivais

Sejam elas crônicas ou então causadas por algum problema na saúde bucal, qualquer deformação nessa área pode comprometer totalmente a busca por um sorriso mais bonito.

Um problema comum é a forma irregular da gengiva, que causa uma desarmonia nos dentes, que parecem não estar totalmente iguais e do mesmo tamanho. Essa condição pode ser facilmente resolvida com um recorte simples nesse tecido, ajustando o contorno que ele faz nos dentes. O procedimento é conhecido como gengivoplastia.

Um outro caso que pode demandar a cirurgia plástica gengival é quando a espessura da gengiva é muito fina, podendo expor manchas indesejadas na região e causando um prejuízo estético.

Quando a plástica gengival é indicada

Hipertrofia gengival

A hipertrofia gengival é uma das principais causas do chamado sorriso gengival, que é quando a gengiva aparece de maneira excessiva no sorriso. Essa condição pode fazer parecer que os dentes são menores do que realmente são, além de comprometer o sorriso.

As causas para esse problema podem ser desde genéticas quanto decorrentes de alguns problemas, como a gengivite, alterações hormonais e até mesmo reação medicamentosa. Para reverter isso é feito um procedimento chamado gengivectomia, que é a retirada do tecido que está em excesso e o recobrimento da parte considerável do dente.

Retração gengival

A retração gengival ocorre quando a porção recoberta por esse tecido é pequena, podendo expor a raiz dos dentes e causando dores e sensibilidade, além do comprometimento estético.

Alguns fatores como a má escovação podem causar ou agravar o problema, que é um pouco mais difícil de ser solucionado. No procedimento corretivo ocorre a retirada de tecido do próprio paciente, normalmente do palato (céu da boca), e é feito um enxerto, recobrindo a área afetada.

Quando a plástica gengival é indicada

Há contraindicações do procedimento?

Um pré-requisito para a realização da cirurgia plástica gengival é a saúde bucal estar em dia. Caso contrário, o procedimento não deve ser feito, pois pode apresentar resultados indesejados e até mesmo agravar os problemas existentes.

Condições como cáries, gengivites, periodontites e outras doenças bucais devem ser tratadas antes de iniciado o tratamento.

Algumas outras contraindicações incluem gravidez, problemas na coagulação sanguínea, diabetes não controlada e hipertensão. Por isso, somente o dentista poderá avaliar o seu caso e indicar se essa opção é adequada ou não para você.

Agora você já sabe mais sobre o que é a cirurgia plástica gengival e para quem ela é indicada. Entre em contato conosco se quiser saber mais sobre o assunto ou marcar uma consulta para tratar o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *