Dentes moles: um sinal de alerta para a gengivite.

Dentes moles pode ser um dos sinais de que há problemas na gengiva e principalmente em estágio avançado, causa a mobilidade do(s) dente(s). Isso porque a doença periodontal, geralmente causada por acumulo de placa bacteriana próxima à gengiva, deteriora aos poucos os tecidos que sustentam os dentes.

ENTENDA MAIS SOBRE O QUE É A DOENÇA PERIODONTAL

A fase inicial da doença periodontal é a gengivite. Os microrganismos presentes na placa bacteriana atingem a gengiva e causam inflamação. Quando a gengivite não é tratada, a gengiva se torna flácida e pode se afastar dos dentes, abrindo espaço para que as bactérias se proliferem dentro dela e acometam até mesmo o osso. Isso é chamado de bolsa periodontal.

Mesmo para esses casos há soluções, mas se não houver tratamento adequado a tempo, as estruturas de sustentação dos dentes são seriamente comprometidas e eles podem ficar moles e até mesmo cair. Esse estágio se chama periodontite.

Quando há a suspeita de periodontite, o dentista pode fazer o diagnóstico com a colocação de uma sonda exploradora no sulco gengival  para medir a profundidade da bolsa periodontal e solicitar exames de imagem para avaliar a perda óssea em torno do(s) dente(s).

Periodontia
Tratamento de doenças gengivais que garante a saúde das estruturas de suporte dos dentes e, assim, sua manutenção no ambiente bucal por toda a vida. Agende hoje mesmo sua consulta com um de nossos dentistas especializados em gengivite. Atendemos em Santos e São Paulo

LEIA TAMBÉM: Gengivite pode causar doença no coração, diabetes e parto prematuro

Mas isso não ocorre de uma hora para outra. O tempo entre estágio inicial de gengivite e periodontite avançada é demorado e indolor. Portanto, não descuide da saúde da sua boca. As principais medidas que você pode tomar para evitar as doenças periodontais são:

  • Higiene bucal adequada – escove seus dentes, gengivas e língua com movimentos suaves, por um tempo maior. Escove as áreas pouco visíveis (parte interna e posterior) com a mesma dedicação que você escova as áreas mais visíveis. Use fio dental diariamente. Essas são a principal forma de evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.
  • Visite regularmente o dentista – o profissional dentista tem olho clinico para identificar a periodontite em fase inicial e assim reestabelecer a saúde da sua boca a tempo. Além disso, ele faz uma limpeza profilática que controla a placa bacteriana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *