Como cuidar da saúde bucal com uma rotina agitada?

Mesmo com muitos afazeres e obrigações de uma rotina agitada, é possível ter uma boa saúde bucal.  A vida de quem tem uma rotina agitada é, literalmente, muito louca, principalmente se a pessoa é moradora de uma cidade grande como São Paulo, por exemplo.

Como cuidar da saúde bucal com uma rotina agitada

Nessa rotina, as responsabilidades tomam conta de um jeito tão forte que por vezes, não sobra tempo nem para cuidados básicos e essenciais, como é o caso da saúde bucal. Mas mesmo com filhos, trabalho, faculdade, amigos e família, seus dentes merecem atenção. Afinal, seu sorriso é uma espécie de reflexo não só de seu estado de espírito, mas nesse caso, também de como você vem organizando seu tempo, não é mesmo?

Mas como a correria não pode parar, vamos te dar uma mãozinha. Separamos 5 dicas muito legais de como cuidar de sua saúde bucal sem deixar de lado suas responsabilidades. Com certeza você vai encarar a rotina diária com um enorme sorriso no rosto!

saúde bucal para executivos

5 Dicas de como cuidar da saúde bucal com uma rotina agitada

1- A arte da disciplina

Por mais corrido que estejam seus dias, é muito importante você ter, dentro de sua rotina, muita disciplina. Ou seja, horários bem definidos para fazer as coisas. Essa dica serve não só para você cuidar de sua saúde bucal, mas também para você ter organização de suas responsabilidades – afinal, falta de tempo é sinal de que existe algo errado em sua rotina. Então, separe tempo para sua escovação e cuidados com o dente. Logo logo, essa organização se tornará um hábito, algo enraizado dentro de seu dia a dia.

Saúde bucal para executivos

2- Saúde bucal no trabalho

O trabalho é uma das coisas que mais toma tempo de alguém. No entanto, ainda assim é possível cuidar de seu sorriso. Como? Simples: deixe em seu serviço um kit básico para seus dentes ou, caso contrário, ande com ele na bolsa – pelo menos a escova de dentes. Lembre-se que o kit deve ser composto por:

  • Escova de dentes
  • Pasta
  • Fio dental
  • Antisséptico bucal

Saúde bucal para executivos

Durante a jornada de trabalho, uma pessoa pode ficar até 12 horas sem escovar os dentes. Nesse período, é possível que sejam ingeridos alimentos ou mesmo bastante açúcar (que acompanha o tradicional cafezinho, nos momentos de bate-papo). Por conta desses pequenos detalhes, manter um kit com produtos de higiene (que pode ser facilmente guardado em gavetas, bolsas e armários) pode diminuir eventuais problemas (como placas bacterianas e cáries).

Com esse kit, você garante que terá um sorriso limpo e saudável em qualquer lugar, além é claro de mostrar um grande cuidado com sua boca.

3- Cuidado com a alimentação

Por vezes, a loucura de uma rotina agitada interfere até mesmo em nossa alimentação. Na busca por usarmos melhor nosso tempo, apelamos para o fast food, doces etc. E é aí que mora o perigo: alimentos que contêm muito açúcar ou amido contribuem bastante na formação das placas bacterianas. Nesse caso, procure balancear um pouco sua alimentação com frutas, verduras, sucos naturais e legumes. Tendo esse cuidado, você evita cáries e garante que a saúde bucal está em dia!

4- Dentista, o melhor amigo

Esse será seu consultor, aquele que dirá se tudo está bem. Mesmo que você tenha uma disciplina bem bacana com cuidados bucais, o dentista irá te orientar, fazer análises e ainda dar dicas preciosas para que você sobreviva a sua rotina com um belo sorriso no rosto.

Há quanto tempo que você não vai ao dentista? Agende agora uma consulta e deixe sua saúde bucal impecável!

5- Atenção antes de dormir

Depois de um dia muito cansativo, você chega em casa com um só objetivo: dormir, dormir e dormir. E nada mais justo, não é mesmo? Mas um dos principais cuidados que devem existir com os dentes é justamente antes de dormir. Quando dormimos, a produção de saliva diminui pela falta de estímulos, o que deixa a boca quente e úmida, o que é um ambiente perfeito para bactérias. Por isso, atenção com os seguintes pontos:

  • Evite comer açúcar 3 horas antes de dormir
  • Passe sempre fio dental e use produtos de higiene bucal que possuem flúor
  • Tome bastante água

A vida adulta, por si só, implica a todos nós uma rotina bastante dura. Temos tantas preocupações no dia a dia que somos obrigados a priorizar algumas, excluindo aquelas que achamos menos relevantes. E é aí que precisa haver muito cuidado. Essas tarefas “menos importantes” são fundamentais para nosso bem-estar e só entendemos a sua importância, quando sentimos na pele o impacto de nossa decisão. E no caso da saúde bucal, ela é sentida em nosso sorriso, a janela da alma. Portanto, cuide bem dele.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *