QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES E A SAÚDE BUCAL?

 

Especialistas em periodontia e cardiologia revisaram mais de 120 estudos médicos publicados e outros dados sobre o potencial associação entre  as doenças cardiovasculares e a saúde dental. Os resultados relataram o seguinte: a doença periodontal é um fator de risco para doença arterial coronariana, doenças dos vasos sanguíneos e artérias, além de oferecerem um risco maior para acidentes vasculares cerebrais e doenças obstrutivas dos membros inferiores.

Uma das hipóteses elaboradas pelos pesquisadores é que, talvez, os resquícios da parede celular das bactérias ao caírem na corrente sanguínea acabam provocando inflamações nos vasos sanguíneos, o que os deixa mais pré-dispostos a doenças obstrutivas, também causadas por processos inflamatórios.

 

PREPARAMOS UM EXPLICATIVO SOBRE CUIDADOS A CARDIOPATAS . LEIA MAIS 

Em relação aos problemas do coração propriamente ditos, a principal condição é a endocardite bacteriana.

Ela acomete principalmente as válvulas do coração, onde as bactérias se instalam e formam uma “vegetação” local, que acumula também glóbulos brancos, restos celulares e fibrinas.

Se não tratada a tempo, a endocardite irá destruir a válvula, que é essencial para o bombeamento do sangue. Ocorrerá, então, um quadro de insuficiência cardíaca aguda e grave. Atualmente, a mortalidade dessa doença está na faixa dos 30%.

QUAIS SÃO AS PRECAUÇÕES PARA UMA BOCA SAUDÁVEL?

  • Escove os dentes e passe fio dental regularmente: para remover as bactérias formadoras de placas, escove durante pelo menos dois minutos, duas vezes por dia, e não pule a hora do fio dental;
  • Escolha uma dieta saudável e rica em nutrientes essenciais (especialmente vitaminas A e C);
  • Reduza ou elimine o açúcar e os amidos;
  • Evite cigarros e tabaco: mesmo o tabaco sem fumo pode destruir suas gengivas e aumentar suas chances de doenças cardíacas;
  • Visite o dentista para limpezas regulares e exames: ele poderá identificar sinais de doenças sistêmicas e gengivais desde o início. Sempre diga a ele seu histórico médico, as condições atuais de saúde e qualquer medicação que você está tomando.

Portanto, a saúde bucal não é mera questão estética. Ela tem uma relação direta com a saúde de todo o seu corpo, principalmente, o coração. Ela está ligada ainda a outras doenças, como a glomerulonefrite nos rins. Então, se sua gengiva está dolorida ou sangrando com facilidade, é hora de procurar o seu dentista e começar uma rotina de higiene bucal adequada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *