Gengivite e Periodontite são problemas recorrentes

A doença periodontal é um problema bucal presente na vida de muitos pacientes devido à falta de uma higienização bucal apropriada e acompanhamento com um profissional qualificado. Por ser um problema recorrente, trazemos o artigo dessa semana para explicar o que é a doença, quais são seus sintomas e os tratamentos adequados para o caso.

Gengivite e Periodontite são problemas recorrentes

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal é uma infecção bacteriana que afeta desde a gengiva até o osso que dá suporte aos dentes e é causada pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, devido a uma limpeza bucal incorreta. Com o costume de procurar um profissional odontológico apenas em casos de dor e incômodo, muitos pacientes afetados por este problema não buscam atendimento já que, no início, ela não causa dor à pessoa.

Saiba quais são os três estágios da doença periodontal

Gengivite e Periodontite são problemas recorrentes

Gengivite

É o primeiro estágio da doença periodontal. Devido ao acúmulo de placa bacteriana, a gengiva apresenta vermelhidão e inchaço, e sangramentos durante a escovação e o uso do fio dental tornam-se frequentes. É de suma importância buscar ajuda de um dentista ainda nesse estágio para tratamento e evitar a evolução da doença para uma periodontite.

Periodontite

Nesse segundo estágio, a inflamação bacteriana afeta definitivamente o osso de sustentação e as fibras que dão apoio e suporte aos dentes. Apesar de não ter como reverter o efeito da periodontite, os dentistas podem indicar os melhores cuidados para o paciente realizar a higiene bucal para evitar outros danos ao quadro.

Periodontite avançada

Durante o estágio mais severo da doença periodontal, o dente pode ficar mole porque o osso de sustentação e as fibras necessárias para dar sustentação aos dentes estão seriamente afetados. O amolecimento dos dentes também leva a mordida do paciente a sofrer mudanças.

Se o tratamento nesse estágio não demonstrar resultados, é necessário extrair os dentes afetados.

Quais são os sintomas desse problema bucal?

Os sintomas da doença periodontal são:

  • Gengiva inchada, avermelhada, dolorida ou até retraída;
  • Sangramento da gengiva durante escovação e uso do fio dental;
  • Mau hálito persistente;
  • Gosto ruim na boca;
  • Dentes amolecidos ou com espaços entre eles;
  • Dores ao mastigar.

Mas afinal, há tratamento para a doença periodontal?

Como explicado acima, a doença periodontal é provocada pelo acúmulo de placa bacteriana na margem do dente (região entre dente e gengiva). O tratamento ideal para a doença periodontal é a prevenção, bastando realizar uma higienização bucal eficiente com uma boa escovação, uso correto do fio dental e acompanhamento com um dentista. Outros tratamentos viáveis para remover a placa bacteriana acumulada rente à gengiva são a raspagem e o alisamento radicular – vale ressaltar que, para saber qual o melhor tratamento periodontal para cada caso, deve-se visitar um dentista que esteja preparado para analisar, diagnosticar e orientar o paciente de acordo com sua situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *