Implantes dentários: nossos especialistas respondem perguntas frequentes

Não usar dentaduras, poder sorrir novamente e ter dentes bonitos são o sonho de muita gente, e o Implante Dentário pode trazer tudo isso de volta. Porém surgem vários questionamentos e receios a respeitos do procedimento.

Nossos especialistas respondem perguntas  sobre dúvidas que nossos pacientes tem sobre implantes dentários

Implantes dentários: nossos especialistas respondem perguntas frequentes

1- De que são feitos os implantes dentários?

Os implantes são feitos de uma liga metálica de titânio. Ele é um dos materiais mais utilizados na odontologia e medicina porque não sofre corrosão quando inserido no corpo humano, é extremamente resistente e não sofre a rejeição imunológica, fazendo dele um material biologicamente compatível.

2 – Eu vou ficar sem dentes durante o tratamento de implantes dentários?

Na maioria dos casos durante o tratamento com implantes dentários o paciente já sai com os implantes permanentes! Porém em raras situações não é possível, nestes casos o dentista coloca uma prótese provisória, que será usada durante o período de cicatrização dos implantes dentários.

tratamento de implantes dentários?

3 – Quais os riscos de uma cirurgia de implantes dentários?

Quando a cirurgia é executada com a técnica correta os riscos são mínimos. Na maioria dos casos a cirurgia é feita com anestesia local e é considerada mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos. O pós-operatório é simples e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

4 – Instalar implantes dentários causa alguma dor?

Não! Mas por se tratar de um procedimento cirúrgico pode ocorrer um pouco de inchaço, especialmente nos primeiros dias de pós-operatório. O inchaço é proporcional ao porte da cirurgia. Cirurgias com enxerto ósseo costumam deixar o paciente com a área operada mais inchada, mas existem medicações para o controle da inflamação pós-operatória, assim como antibióticos e analgésicos, que o cirurgião poderá prescrever, caso seja necessário.

Instalar implantes dentários causa alguma dor?

5 – Devo ter cuidados especiais com os implantes dentários?

Os implantes dentários requerem os mesmos cuidados básicos que temos com os dentes naturais, ou seja: saúde do paciente, escovação adequada e uso diário de fio dental, bochechos com solução antisséptica diária, cumprir rigorosamente as instruções do dentista específicas ao caso do paciente e visitas periódicas ao dentista duas ou três vezes por ano.

6 – Existe perigo de rejeição do implante dentário?

A taxa de sucesso dos implantes dentários osseointegráveis é alta, havendo diversos estudos científicos comprovando sua eficácia, mesmo após décadas em função mastigatória. Existe, porém, uma possibilidade pequena de perda do implante dentário (ocorrência da não osseointegração), em torno de 2 a 3% dos casos, normalmente logo após o período de instalação do implante dentário. Nesses casos, o implante dentário é removido facilmente, podendo um novo implante dentário ser recolocado no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *