Implantes dentários: tire suas dúvidas sobre o procedimento que restabelece o sorriso do paciente

Os implantes dentários são uma excelente opção para quem precisa repor um ou mais dentes na boca. Além de restabelecer a estética do sorriso, o tratamento ainda devolve a capacidade de mastigação e a autoestima do paciente.

O tratamento está cada vez mais acessível e por isso, o implante é um dos procedimentos mais procurados dentro dos consultórios. No entanto, há muitas dúvidas em relação ao tratamento, gerando informações equivocadas em relação ao procedimento. Neste post, citaremos os principais mitos em relação ao implante dentário. Confira!

Os implantes dentários são mais indicados apenas para idosos?

Qualquer adulto pode se submeter ao tratamento com implantes dentários, desde que estejam com a saúde bucal em dia. Na realidade, o procedimento é indicado para pessoas que já tenham o crescimento ósseo completo.

Os implantes podem ser rejeitados pelo organismo?

Os implantes são confeccionados em titânio, que é um material biocompatível com o corpo humano, por isso, integra-se facilmente ao osso. Casos de insucesso são bastante raros e acontecem devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, na qualidade do osso do paciente ou a falhas mecânicas relacionadas à prótese — dente artificial.

Quem tem implante dentária não precisa se preocupar muito com a higiene bucal?

Esse talvez seja um dos maiores mitos relacionados aos implantes dentários. Mesmo pacientes que tenham implantado todos os dentes precisam ter os mesmos cuidados com a higiene que tinham com os dentes naturais.

Isso porque o acúmulo de resíduos alimentares causa inflamações nas gengivas, que podem prejudicar o osso. Lembrando que o osso serve de suporte para o implante e, se houver desgaste dele, o implante fica comprometido.

Quem faz implante dentário pode fumar, normalmente?

 

Quem faz implante dentário pode fumar, normalmente?

Quando o paciente é um fumante assíduo, as chances de insucesso no implante são maiores, pois isso, o tabaco prejudica o processo de cicatrização. Nesse caso, o paciente é orientado a parar de fumar para que o sucesso do procedimento não seja afetado. Se o paciente insistir no hábito, ele pode perder os implantes.

Qualquer dentista pode colocar o implante

Apesar de ser um tratamento seguro, o implante dentário é um procedimento cirúrgico, que exige conhecimentos técnicos específicos. Por isso, ele só pode ser realizado por profissionais devidamente qualificados, com cursos de especialização na área.

Dentistas mal preparados ou não capacitados para realizar o implante, podem causar danos à saúde bucal do paciente.

É possível fazer implante sem nenhum corte na gengiva

Os implantes dentários sem corte, tão divulgados pelos dentistas, são uma técnica menos invasiva do que o procedimento tradicional. Na realidade, nesse tipo de tratamento, todo o planejamento é feito por computador. Então, não há necessidade de o profissional cortar toda a extensão da gengiva para examinar o osso.

Mas para colocar os implantes dentários é necessário fazer uma perfuração na gengiva. Essa incisão é pequena, pois deve ter apenas o tamanho suficiente para inserir o pino de titânio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *