O que são lentes de contato dental? Nossos especialistas respondem

Lentes de contato dental são laminados de porcelana super finos moldados por uma impressora 3D e colados sobre os dentes da pessoa, uma a uma. É um tratamento estético rápido e não necessidade nem de anestesia. A espessura da peça protética é tão fina (varia de 0,2mm a 0,4mm de espessura) que se compara à lente de contato para os olhos, daí o nome lente de contato dental.

Mas o que são lentes de contato dental e como são feitas?

Primeiro é preciso moldar a boca do paciente, para então escanear o modelo em gesso com um Scanner Odontológico de última geração. Esse molde escaneado é transferido para o computador, que envia imediatamente para uma fresadora, mais conhecida como Impressora 3D.

Para que servem e quais as vantagens das lentes de contato dental?

Para que servem e quais as vantagens das lentes de contato dental?

Mais comumente utilizadas para recobrir os dentes da frente, as lentes podem ser úteis para corrigir esteticamente várias situações como:

  • Dentes descoloridos por causa de um tratamento de canal, manchas de tetraciclina ou outros medicamentos, excesso de flúor ou a presença de grandes preenchimentos de resina que causam a descoloração dos dentes;
  • Dentes desgastados;
  • Dentes lascados ou quebrados;
  • Dentes desalinhados, irregulares ou com forma irregular (por exemplo, têm buracos ou protuberâncias);
  • Dentes com espaços entre eles (para fechar o espaço entre estes dentes).

As lentes de contato dental fornecem uma aparência natural para os dentes, pois, a cor das lentes imitam o branco do dente e são simples e rápidas de colocar. O tecido gengival tolera bem a porcelana, o que garante sucesso em sua colocação.

COMO É FEITA A COLOCAÇÃO DAS LENTES DE CONTATO DENTAL ?

Quanto tempo duram as lentes de contato dental e quais os cuidados?

As lentes de contatos dentais geralmente duram entre 8 e 10 anos. Assim como em qualquer outro procedimento dentário, você deve seguir as boas práticas de higiene bucal, incluindo escovação e uso do fio dental. Apesar das lentes resistirem a manchas, o seu dentista pode recomendar que você evite alimentos causadores de manchas e bebidas (por exemplo: café, chá, vinho tinto).

Quanto custa colocar as Lentes de Contato Dental?

Somente um dentista pode informar o preço, pois cada caso é diferente, e é necessário fazer uma avaliação para determinar como estão os dentes do paciente, se será necessário fazer algum tratamento antes da instalação das lentes de contato e para que o dentista explique todos os procedimentos, valores e materiais utilizados na confecção.

Como é feita a colocação das lentes de contato dental ?

Antes da colocação
No primeiro encontro o seu dentista irá examinar seus dentes para certificar se as lentes de contato dental são apropriadas para você e discutir o que o processo vai envolver e algumas de suas limitações. O dentista também pode pedir raios-X e, eventualmente, fazer moldes de sua boca e dentes.

COMO É FEITA A COLOCAÇÃO DAS LENTES DE CONTATO DENTAL ?

Colocação das lentes
Após a confecção da lente, o dente será limpo, polido, e riscado, o que prepara o dente para permitir um processo de colagem forte. Uma cola especial é aplicada para a lente de contato e então ela é colocada sobre o dente.

Depois de posicionar adequadamente sobre o dente, o dentista aplica um feixe de luz especial para o revestimento dentário, que ativa os produtos químicos na cola fazendo-a endurecer ou secar rapidamente. As etapas finais envolvem a remoção de qualquer excesso da cola, avaliando sua mordida e fazendo os ajustes finais nas lentes de contato, se necessário. Seu dentista pode lhe pedir para voltar para uma visita de acompanhamento em algumas semanas para verificar como suas gengivas estão respondendo à presença das lentes de contato e, mais uma vez examinar a sua colocação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *