O acúmulo de placa bacteriana é causador de problemas bucais

Quando a higiene bucal não é feita adequadamente, há um acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Essa placa, ao contrário que muitos pensam, não tem nada de inofensiva.

O acúmulo de placa bacteriana é a principal causa de diversos problemas bucais, como a cárie e outras patologias.

Mas o que exatamente é a placa bacteriana? Existem meios de evitar esse problema? São estas e outras questões que responderemos neste post. Confira!

O acúmulo de placa bacteriana é causador de problemas bucais

O que é a placa bacteriana?

Sabe aquela camada pegajosa que sentimos quando ficamos um bom tempo sem fazer a higiene bucal e passamos a língua em cima dos dentes? Pois é, isso é o que chamamos de placa bacteriana ou biofilme dental.

Na realidade, a placa trata-se de uma película transparente e pegajosa que se adere aos dentes, é constituída por resíduos alimentares e bactérias.

Quais são os problemas causados pela placa bacteriana?

Essa camada pegajosa é cheia de bactérias e por isso, ela libera um ácido que causa as cáries. Além disso, caso o biofilme não seja removido, ele se transforma em tártaro — aquela camada endurecida, de cor amarelada ou amarronzada — que fica entre os dentes e a gengiva.

O tártaro, por sua vez, causa o mau hálito, a gengivite e a periodontite. Lembrando que a periodontite causa perda dentária e se não tratada a tempo, pode cair na corrente sanguínea e levar o paciente ter sérios problemas de saúde.

O acúmulo de placa bacteriana é causador de problemas bucais

Como evitar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes?

A melhor forma de evitar o acúmulo do biofilme dental é adotar bons hábitos de higiene bucal. Por isso, você deve escovar os dentes sempre após as refeições e passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Além disso, é importante nunca ir dormir sem fazer a higienização bucal, pois durante a noite, há uma redução na produção de saliva, o que deixa a boca mais suscetível à proliferação de bactérias. Mesmo que a escovação seja feita no dia seguinte pela manhã, as bactérias tiveram a noite inteira para agir em sua boca, então, o estrago já foi feito.

Evitar doces e alimentos muito ricos em açúcar também ajuda a manter sua boca livre do biofilme dental.

O acúmulo de placa bacteriana é causador de problemas bucais

Como a placa bacteriana é removida dos dentes?

O biofilme não fica preso nos dentes e por isso, uma boa escovação e o uso do fio dental são suficientes para eliminar o problema. As complicações surgem quando ela não é removida durante a higienização bucal e se transforma em tártaro. Quando isso acontece, a escova de dentes não é capaz de remover essa camada, pois ela é bem dura.

Nesse caso, é preciso ir ao dentista para que ele remova o tártaro, pois o profissional tem equipamentos específicos para este fim.

Como você viu, a placa bacteriana não é difícil de tratar, mas é melhor evitar o problema, já que a prevenção é bem simples e mais barata do que ter que fazer um tratamento de cáries ou doenças nas gengivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *