Quais são os piores inimigos do dente ?

Manter os dentes saudáveis não é uma tarefa tão simples, requer cuidados que envolvem as escovações diárias de maneira adequada e eficiente e a utilização do fio dental como complemento regularmente. Porém, alguns hábitos alimentares podem prejudicar a higienização e se tornar verdadeiras ameaças a saúde bucal.

Os piores inimigos do dente e de um sorriso saudável são o açúcar e o tabaco.

Açúcar

O açúcar alimenta as muitas bactérias que vivem na nossa boca, e que produzem ácidos. Estes ácidos podem danificar os tecidos dos dentes e causar as cáries.

Essas bactérias podem causar a gengivite ou a periodontite, além de ocasionar muitas vezes processos inflamatórios que podem desencadear distúrbios cardiovasculares.

Os refrigerantes, bebidas açucaradas, doces ou balas de leite são grandes vilões para a saúde bucal e que podem contribuir para a desmineralização do esmalte do dente, além de se fixar à sua superfície dificultando a higienização.

Como proteger os dentes?

Para evitar os efeitos negativos nos seus dentes, diminua o consumo de açúcar. Escove os dentes após cada uma das refeições e evite os lanches com alimentos e bebidas que contenham açúcar durante os intervalos entre uma refeição e outra.

Tabaco (cigarros)

O fumo provoca a falta de saliva, contribui para o mau hálito, danifica as gengivas e os tecidos de suporte dos dentes, provoca manchas e dentes amarelados, entre inúmeros problemas bucais, pode ocasionar até a perda dos dentes em longo prazo ou aumentar os riscos de câncer oral.

O tabagismo ainda atrapalha e muito a cicatrização de feridas na boca e pode aumentar o risco de complicações após procedimentos mais delicados como implantes ou cirurgias na boca.

Como se proteger?

Não fume! Cuide da sua saúde bucal escovando os dentes após cada refeição e visite o seu dentista regularmente.

Alguns alimentos que também podem ser muito prejudiciais a saúde bucal:

Alimentos ácidos

Os alimentos ácidos são os responsáveis pelas erosões ácidas que resultam no desgaste dos dentes e de toda a área em volta da gengiva. Exemplo de frutos ácidos: limão, kiwi, laranja, ananás, entre outros. Você não precisa abolir esses alimentos da sua dieta, apenas consumi-los moderadamente e assim que terminar de ingeri-los procure escovar bem os dentes.

Alimentos ricos em amido

Alimentos como os pães, bolachas, biscoitos, batatas e massas se transformam rapidamente em açúcar, que é o alimento preferido das bactérias que provocam as cáries, além disso, eles costumam grudar nos dentes dificultando a higiene bucal.

Frutos secos

A consistência pegajosa, aliada ao açúcar que os frutos secos como, as nozes, amêndoas, amendoins ou avelãs possuem, tornam os resíduos desses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *