Sedação consciente evita desconforto, medo ou ansiedade no tratamento odontológico

A sedação consciente com o óxido nitroso é uma prática comum e consolidada pelos dentistas especialistas  na Vasconcelos Odontologia. Esse procedimento traz inúmeras vantagens para a melhor execução de diversos tratamentos odontológicos. A sua aplicação é simples, beneficia o tratamento odontológico e proporciona maior conforto aos pacientes. E, para falar um pouco mais sobre esse recurso,  nossos especialistas responderam as perguntas mais frequentes que nossos pacientes fazem.

Sedação consciente evita desconforto, medo ou ansiedade no tratamento odontológico

1- O que é a sedação com óxido nitroso?

Para entender o que é a sedação com o óxido nitroso, precisamos saber primeiro o que é o óxido nitroso. Trata-se um gás que, quando misturado com oxigênio e inalado, tem ação sobre o sistema nervoso central controlando a ansiedade e levando ao relaxamento. É usado para a sedação dos pacientes, porém, sem que eles percam a consciência e, justamente por essa característica, o procedimento é conhecido também como Sedação Consciente. Portanto, a sedação com óxido nitroso é um procedimento simples, não invasivo e de ação analgésica e ansiolítica para o paciente.

O que é a sedação com óxido nitroso

2- Como é feita?

Por ser um gás, a sedação consciente é feita por meio da inalação da mistura do óxido nitroso com o oxigênio na proporção de, no máximo, 70% de óxido. A sua ação é imediata, controlada pelo dentista, mas sem privar o paciente da reação a estímulos, mesmo sedado.

 3- Qualquer dentista pode realizar a sedação consciente?

Mesmo que a aplicação seja simples e permitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) desde 2004, o profissional que ministrará a sedação deve ser capacitado e habilitado para o procedimento por meio de curso teórico e prático.

Qualquer dentista pode realizar a sedação consciente?

4- Quais são as suas vantagens?

A sedação com óxido nitroso é uma prática amplamente difundida nos Estados Unidos e na Europa, e agora vai se expandindo pelo Brasil. Realmente são muitas as vantagens que ela oferece para o paciente, para a execução do tratamento e, consequentemente, para a obtenção de um bom resultado, entre elas:

– Ação rápida, não invasiva e segura

– Efeito anestésico, aumentando a tolerância à dor

– Alívio do estresse e ansiedade

– Não é metabolizado pelo organismo (só faz efeito enquanto é inalado)

– Recuperação rápida

5- Tem efeitos colaterais?

São raros, mas podem ocorrer: sudorese excessiva, alguma tosse devido à formação de secreções nas vias aéreas superiores. Tremores: embora não muito comuns, alguns tremores podem ocorrer no final da sedação causando algum desconforto. Náusea e Vômito: são os efeitos colaterais mais comuns a esse procedimento, embora sua frequência de aparecimento seja extremamente baixa.

6- Existe contraindicação para esse tipo de sedação?

Em linhas gerais, não existe contraindicação ou limite de idade para o uso da sedação com óxido nitroso. É muito usada, por exemplo, na Odontopediatria para aliviar a tensão infantil pelo medo ou para amenizar a agitação natural das crianças. Apesar de não haver contraindicações, existem condições que podem dificultar a sedação, como pacientes com problemas críticos de rinite ou sinusite, pois ter as vias nasais abertas é indispensável para a inalação e efeito do gás.

 7- A sedação com óxido nitroso substitui a anestesia local?

A ação anestésica da sedação consciente com óxido nitroso aumenta a tolerância à dor, fazendo com que haja a diminuição do uso da anestesia local, mas não a sua substituição dependendo da complexidade do tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *